top of page

Psicanalistas, nossa profunda gratidão!


Psicanalistas e sua atuação nos meandros da mente.


"Psicanálise investiga os processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos e uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumula numa nova disciplina científica." (FREUD, 1923/2006, p. 253).


É com uma definição de Freud que a psicanalista dra. Cláudia...... nos brinda, e abre sua abordagem sobre o desvendar do subconsciente na psicanálise, e suas técnicas de tratamento mais profundo, “como numa viagem no tempo”, que ampliam nosso conhecimento sobre esse nobre ramo da medicina psíquica.  Vamos a seu texto:


“O inconsciente determina nossos modos de ser, nossas escolhas e nossos meios de repetição que repercutem tanto em nossas vidas. É nesse sentido que, antes de tudo, a psicanálise se oferece como um meio de pesquisa e investigação, ou, mais especificamente, como um método de escuta.


A utilização do método psicanalítico implica “escutar” algo, seja um fenômeno social que é determinado por elementos discursivos que precisam ser pesquisados, que não se mostram em sua superfície consciente; seja um sofrimento ou sintoma, que se repete em suas formas de determinação para além do que pode ser compreendido pela consciência.


A escuta do analista não se orienta necessariamente pelo sentido do que é dito, mas pela intensidade dos afetos que marcam o que é dito. O analista, portanto, flutua no dizer do seu analisando pontuando as lacunas, indicando as repetições, colocando questões que levam o analisando a defrontarem-se com a face inconsciente de seu discurso.


Por fim, mas não menos importante, a psicanálise é obrigatoriamente laica. Sua inserção maior no campo do pensamento se dá na história de movimentos científicos, que se asseguram de um método e que se localizam no campo da linguagem, intervindo em sujeitos no intervalo entre o nascimento e a morte. Pressuposições ou hipóteses para além ou aquém desse intervalo não são aceitas no interior da disciplina psicanalítica. Além da psicanálise ser uma cura através da fala, Freud a define também como uma transformação através do amor.”

Comments


bottom of page